Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital – Eng° Mário Luiz Campos de Oliveira

Muito mais que uma antiga fábrica.

Construída em 1890 pelo industrial Enrico Dell’acqua, a Brasital foi uma das primeiras indústrias têxteis do Estado de São Paulo. O conjunto arquitetônico de 9.400 m² é composto por galpões, onde eram produzidos tecidos de algodão como: brins, popeline, colchas e atoalhados que além de serem comercializados no Brasil também chegou a ser exportado para o exterior. A indústria chegou a empregar 80% da mão-de-obra disponível no município e nesta fase de prosperidade ganhou filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto onde também era fabricado papel. Com o passar do tempo as atividades da indústria foram diminuindo até que em 1970 foi fechada definitivamente. No fim dos anos 80, com a ajuda do Governo Estadual, a Brasital S/A passou a integrar o patrimônio público de São Roque. Em 1989, recebeu um novo nome, passando a se chamar Centro Educacional e Cultural Brasital, em 2014 passou a ser chamado de “Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital”, e em 2021, de "Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital - Eng° Mário Luiz Campos de Oliveira”, em homenagem ao prefeito municipal que adquiriu a propriedade na época.
Atualmente, o prédio principal da administração abriga a Divisão de Cultura da prefeitura, o Banco do Povo, o Posto de Atendimento do SEBRAE, além de diversos cursos. Os galpões que antes eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, sala de música e dois salões onde são realizados eventos.

Trilha Ecológica

Além das construções históricas, a Brasital também possui uma porção de mata com cerca de 30 mil metros quadrados. Em 1988, a prefeitura realizou obras de recuperação dentro e no entorno da mata da Brasilta e como parte integrante construiu uma trilha ecológica de aproximadamente 2.000 metros de extensão, considerada de curta distância denominada “Caminho das Águas”, formada por um conjunto de caminhos que permite ao visitante desfrutar da paisagem natural. Esta trilha foi projetada com o objetivo de incorporar a área natural ao patrimônio público e ao mesmo tempo conectar a sociedade e os visitantes ao local.

A trilha “Caminho das Águas” se destaca por sua função interpretativa, considerada de curta distância (até 2.500 m de extensão), de características recreativas e educativas desenvolvida para ambientes naturais com objetivo de promover o contato entre o ser humano e o ambiente.


Serviço

  Av. Aracaí, 250 - Vila Aguiar

 Visita gratuita

  Diariamente das 9h30 às 16h00


    Estacionamento e sanitários

  É proibida a entrada de veículos no pátio central

  Divisão de Cultura; Divisão de Indústria e Comércio; PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador); SEBRAE; Banco do Povo; Núcleos Culturais e Biblioteca Municipal Arthur Riedel